quarta-feira, 30 de abril de 2008

Disco, livro, filme...

Eat To The Beat foi o primeiro disco que comprei em toda a minha vida. Tinha 13 anos e fez-me perceber que a música era extraordinariamente importante para mim. E que música e sedução são almas gémeas. Os Blondie reinaram durante muitos anos da minha juventude. Ainda tenho por este disco um soft-spot indisfarçável.

O Meu Pé de Laranja Lima foi lido quando era criança. Nele compreendi que a literatura exige tanto de nós que nos desarma, que nos eleva aos mais altos sentimentos e que palavras e lágrimas e riso podem misturar-se perfeitamente. Uma lição de vida!


A Mulher Pública, filme polémico, detestado por muita crítica e tolerado por outra tanta, vi-o com 16 anos, talvez. Inspirado num romance de Dostoevsky, este filme realizado pelo maldito Andrzej Zulawski, mostra a loucura das personagens à procura da sua arte, o desgaste físico e mental de quem está vivo na pele dos outros e a insanidade de certos filmes franceses, tão do meu agrado. E tem a nudez deslumbrante de Valérie Kaprisky...

9 comentários:

Artur Guilherme Carvalho disse...

Blondie: Why Not? Voz, ritmo e I don't give a shit attitude. Na fronteira do disco e do rock.
Vasconcelos: Um clássico. A IlÍada de qualquer iniciante nas artes da leitura. Excelente escolha.
La Femme... aaaaaaaahhhhh....não sei....talvez.
1 Abraço
ARTUR

S. disse...

A Blondie não conheço bem. Sei que este albúm foi editado por alturas do meu nascimento! Tenho este albúm como sendo uma mistura de punk/funk de onde só conheço 3 temas: Dreaming, Union City Blue e Atomic - que serão provavelmente das mais passadas na rádio.

O Meu Pé de Laranja Lima é um livro marcante pela sua irónica história. Tocante e triste, acho que só não me comoveu mais porque já o li fora de tempo. Ainda assim, senti-me como se fosse eu própria uma amiguinha do Zézé a quem ele também contava as histórias dele.

La Femme Publique, confesso-me, nunca vi e não sei do que trata. Sei que até ganhou uns Césars, e o teu destaque ao filme deixou-me curiosa. Mesmo assim, não há-de ser filme fácil de arranjar para ver…

Parabéns pelas escolhas; sei que não são fáceis de se fazer!

Beijinhos

Em Bicos de Pés disse...

Já está! :)

(desta vez fui bem comportada. E boas escolhas as tuas!)

Carlos Lopes disse...

sofia: eu tenho o filme. Não há nem houve edição portuguesa, por isso tive de o comprar via ebay (veio de Hong Kong, acho eu) e é falado em françês. Tem legendas em coreano e chinês, ou coisa que o valha... O máximo que te posso fazer é mandar-te uma cópia. E como imaginas, será um prazer.

Carlos Lopes disse...

Artur: porra, não sei o que pensar do teu "La Femme... aaaaaaaahhhhh....não sei....talvez."
Estamos entendidos com o VAsconcelos. Devia ser de leitura obrigatória no mundo inteiro.
Quanto aos Blondie, eram os maiores e no meu quarto não havia parede nenhuma que não tivesse a loira dos meus sonhos... ;-)

S. disse...

Ainda tens a morada?! Estás à espera de quê?! :)

Carlos Lopes disse...

sofia: já não a tenho. Mas sempre podes mandá-la de novo... E já agora, junto o Eat To TheBeat ou nem por isso?

S. disse...

O teu mail não está visível no teu perfil. Se quiseres deixa-o aqui, ou envia-me um mail com o teu.
a.sofia.silva@hotmail.com

PS. Adoro 2 em 1! É tipo kinder surpresa!

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

Eat to the beat....o clip era muito bacana.