domingo, 25 de maio de 2008

Parrallel Lines 30th Anniversary Edition

Parallel Lines talvez seja um dos discos que mais vezes ouvi durante toda a minha vida. Quem me conhece sabe do meu fascínio pelos autores do disco. Os Blondie foram marcantes no caminho das minhas escolhas musicais desde a mais tenra idade. Ainda hoje devo saber de cor a maior parte das letras das suas canções, tantas foram as vezes que ouvi todos os seus discos até The Hunter, trabalho final da primeira fase da banda.

Parallel Lines foi gravado entre Junho e Julho de 1978, na Record Plant de Nova Iorque, saindo para o mercado a 23 de Setembro. Faz 30 anos este ano e vai ter direito a uma edição especial, muito na moda no mercado actual: Parrallel Lines 30th Anniversary Edition.
Eis o seu alinhamento:

CD:
Hanging On The Telephone
One Way Or Another
Picture This
Fade Away And Radiate
Pretty Baby
I Know But I Don’t Know
11:59
Will Anything Happen?
Sunday Girl
Heart Of Glass
I’m Gonna Love You Too
Just Go Away

Bonus tracks:
Heart Of Glass (seven-inch single version)
Sunday Girl (French version)
Fade Away And Radiate (108 BPM Remix)
Hanging On The Telephone (Nosebleed Handbag Remix)

DVD:
Picture This (promo video)
Hanging On The Telephone (promo video)
Heart Of Glass (promo video)
Sunday Girl (BBC TV’s Top Of The Pops)

Como completista que sou, espero ansiosamente pelo dia 24 de Junho deste ano para o poder adquirir. Já tenho o vinil (desde a minha infância), a edição normal do cd, a edição digitalmente remasterizada (24 bits) e agora mais uma virá a caminho. Adoraria ter ainda a Compact Classics Gold CD re-issue, de 1994, mas é muito raro encontrá-la à venda nos sítios onde habitualmente a procuro, sendo que quando aparece, os preços são proibitivos.

Mas voltemos ao disco. Quem não conhece a capa das riscas pretas e brancas, quem nunca ouviu o disco, quem não conhece canções como Heart of Glass ou Sunday Girl (e podia aqui referir as 12 do alinhamento original), ou é cego, surdo, ou revelou, ao longo de trinta anos, uma fabulosa capacidade de passar ao lado do mundo. Este disco mudou-nos as vidas, e possivelmente nem desconfiamos da verdade que agora referi.

Para comemorar a data os Blondie (infelizmente já sem três dos membros da formação que gravou o disco) vão realizar a Parallel Lines 30th Anniversary Tour pelo seu país, passando também pela Europa, mas deixando Portugal de lado. Madrid e Barcelona são os locais mais próximos para quem quiser assistir aos shows da banda (como eu, por exemplo).

Como se fosse de facto preciso, esta Parrallel Lines 30th Anniversary Edition é mais um passo para a imortalidade de um disco fabuloso, já várias vezes escolhido entre os melhores 100 discos de sempre da música pop-rock. E, já agora, se nunca ouviu Parallel Lines, não diga isso a ninguém e vá numa corrida ouví-lo. Vai ver que não se arrepende.

1 comentário:

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

O disco que me fez descobrir o Blondie. Acho o melhor de todos. Foi o disco também que levou eles ao primeiro lugar nos States (eles já havia sido 1° no Reino Unido e na Australia, mas gravações anteriores, mas nunca na própria terra).

Esta edição de colecionador, já está na minha estante. Mas tudo que sai do Blondie, eu tenho que importar. É caro estas coisas. Mas fico feliz, em te-las.