quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Black Moon

Black Moon (1975) é um filme de Louis Malle. Há já muito tempo que o quero rever. Era ainda jovem quando passou na televisão (na 2, se não me engano), mas tenho-o ainda bem presente na minha memória. Até há poucos dias atrás nem sequer sabia o nome do realizador, o título do filme, os nomes dos actores... Foi um golpe de sorte. Um amigo inglês, a partir da descrição que lhe fiz do filme, não teve dúvidas: Black Moon, de Louis Malle. A resposta que procurava há mais de 25 anos fez-me ganhar o dia. Agora quero voltar a passar os olhos por essa espécie de Alice In Wonderland apocalíptico. Neste curioso filme de Louis Malle cruzam-se crianças inocentes, uma jovem que busca entender o estranho universo que a rodeia, dois adultos irmãos que vivem incestuosamente, uma velha que está sempre deitada e que comunica através de um rádio, um unicórnio que recita Shakespeare... É esta a memória que retenho do filme, imagens soltas com um certo sentido onírico presente em toda a obra. Um filme surrealista? Talvez. Julgo mesmo que sim. E assim espero. Resta-me rever Black Moon. Urgentemente.

* Cathryn Harrison é Lily, a protagonista de Black Moon. Na imagem por cima destas linhas (com a qual termina o filme), Lily prepara-se para alimentar ao peito o unicórnio.

** entretanto fiquei a saber que o filme Black Moon (Unicórnio, na edição portuguesa) está disponível na Colecção Louis Malle Vol.1 juntamente com Adeus Rapazes (Au Revoir, Les Enfants - 1987) ; Colaboracionista (Lacombe Lucien - 1974) ; Os Malucos de Maio (Milou en Mai - 1990) e Calcutá (Calcutta - 1968). E pronto, lá vou eu gastar dinheiro...

1 comentário:

Braga da Rocha disse...

Prezado Carlos Loipes, sou apreciador de cinema e cheguei ao I Blog Your Pardon quando procurava via Google opiniões sobre o filme 'Black Moon', de Louis Malle, uma obra pouco vista e menos ainda comentada. Gostei do que encontrei, pelo que lhe cumprimento. E é para mim também uma satisfação tê-lo a visitar o Blog do Braga da Rocha. Saudações!