quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Valha-me Jean Luc Godard

Sempre rendido a Jean Luc Godard!!! Por muito que se diga que o Godard de finais dos anos 70 até aos dias de hoje pouco trouxe de interessante ao cinema, eu teimo em ver os seus filmes e em deliciar-me com eles. Ou melhor, com muitos deles. Desta vez foi com Valha-me Deus (Hélas Por Moi, no original, 1993). É, porventura, um dos filmes mais densos de toda a sua obra, mas é igualmente um dos mais belos. Gérard Depardieu é assombroso no duplo papel que desempenha. Laurence Masliah parece um anjo vivo e resplandecente. Valha-me Deus baseia-se na lenda de Alcmena e Anfitrião. Deus quer experimentar os desejos humanos, que muito naturalmente lhe são vedados. A par de tudo isto, o tema da infidelidade (que na verdade não parece existir no casal central do filme) está também presente. O resto é a mão de um mestre, que com os seus velhos truques de câmara, continua a fazer do cinema um exercício cerebral sem par. E há tanta beleza nisso...

* a Colecção Godard (em dvd) tem 9 títulos disponíveis no mercado, todos eles a pouco mais de 8 euros cada. É de aproveitar...

2 comentários:

Artur Guilherme Carvalho disse...

Godard, Fellini, Pasolini, Fassbinder e eis todo o Cinema europeu que é necessário aprender para se poder ver um filme. Dá-lhe no Jean-Luc que ele merece. Abraço
ARTUR

Anónimo disse...

Muito aprendo professor, neste canto repleto de boas lições!
Adoro cinema e vou aproveitar sim ...não escapará Godard ás minhas sessões de cinema entre amigos!! Ana G. beijinho