quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Uma outra linguagem

Tenho andado atento e fascinado com as expressões que aparecem na "Verificação de Palavras" de certos blogs, quando neles deixamos comentários. Sabem a que me refiro? A isto.
Na verdade, aquilo que começou por me irritar, achando que era tempo perdido, é cada vez mais algo que me atrai. Talvez pelo imprevisto da expressão que aparece para ser digitada, talvez porque as expressões me obriguem a lê-las utilizando pronuncias variadas (às vezes em inglês, outras em francês, outras em espanhol, italiano, outras ainda numa língua nórdica qualquer que desconheço...), pelo tipo de letra e colorido que também vai mudando...
Ao longo desta última semana fui fazendo um best of dessas expressões. Deixo-vos aqui algumas à consideração. E depois não digam que não encontram verdadeiras pérolas fonéticas! Basta estarem atentos:

Zaterone, Proveat, Fornon, Sportgod, Futgagoo, Treclia, Hippen, Romalist, Bunchii, Unfier, Relyset, Datimel, Putoi, Scala, Sagois, Readroom, Ruiness, Unkid...

* não se esqueçam de escolher sempre a pronúncia mais adequada. Há autênticas maravilhas, não há? Sim, algumas parecem nomes de medicamentos, eu sei.

6 comentários:

NKZ disse...

Ratsu (a melhor que encontrei até hoje)

*à espera dos seus comments no meu blog ;P *

Carla disse...

Nunca liguei muito . sou sincera...apenas olho para as letras e coloco-as no rectângulo em baixo ...mas apartir de hoje vou começar a pronunciar...

bj

Carla disse...

Hihi...descobri uma hoje ...até tentei pronunciar ...

Unkapswa...

Cati disse...

Essa porcaria irrita-me atrozmente. Eu tirei a verificação de palavras do meu blog e só me aconteceu uma vez ter um comentário spam. E solucionei o problema rapidamente: APAGUEI-O!!!

Leone Niel disse...

Eu sempre as li e na minha cabeça acho que todas as pessoas as lêem e têm sempre que utilizar a pronúncia que as ditas "palavras" nos obrigam. Há muito de inglês, italiano e mesmo russo ou ucrâniano. São palavras que nos tiram tempo mas que nos fazem rir, porque existem pessoas que as "escrevem" para tentarem ter a certeza de que não estamos embriagados ou assim. É giro. Um grande abraço.

Gárgola disse...

Interessante coincidência Carlos. Faz dias que ando intrigada com isso e também me fascinam: verdadeiros neologismos efémeros e casuais. Incluso estou pensando um jogo com estes 'palavros'. Gostei do teu blog e espero que não te incomodes de que te visite!

Um abraço de recém chegada.

PE. Não repara o meu português, estou meio enferrujada! ;)