quarta-feira, 1 de abril de 2009

Araçá Azul



Por vezes, os minutos custam horas a passar. Sempre me surpreendeu essa incongruência, esse estranho avesso do tempo. Quando acontece, puxo da viola e toco os acordes do momento. Passeio os ouvidos pelos sons que os meus dedos encontram no aço das cordas, e penso em versos que brinquem comigo, que me salvem da crueza dos minutos que não passam de acordo com o meu desejo. Que feitiço é esse que ao mesmo tempo me assusta e me alenta?! Talvez nem feitiço seja... Talvez um segredo que o tempo guarda para que a morte não chegue quando pensar em chegar. Ou então, mesmo chegando, que se entretenha com a melodia da canção que compus, para que também ela demore a acontecer, e troque a vontade que traz pelo prazer de viver.

Araça Azul (Caetano Veloso)

Araçá Azul é sonho-segredo
Não é segredo
Araçá Azul fica sendo
O nome mais belo do medo

Com fé em Deus
Eu não vou morrer tão cedo

Araçá Azul é brinquedo



* este post inaugura uma nova etiqueta: As Histórias nas Canções. Por vezes há canções que nos fazem pensar em pequenos acontecimentos, em pequenas ideias, seja pelas letras cantadas seja pelo ambiente que evocam... É essa a razão de ser deste texto. É assim (mas poderia ser também de outra forma) que traduzo Araçá Azul, de Caetano Veloso.

** o vídeo aqui presente serve apenas para que possam ouvir a música a que o meu texto se refere. Não existindo vídeo oficial, fica este para amostra.

1 comentário:

Ideias Barbara´s disse...

OI!!!
Estava navegando e acabei encontrando o seu blog! Adorei!
Muito interessante o seu texto. Unir reflexão e música é uma arte. Palavras realmente valorosas.
Parábens.
Também tenho um catinho onde coloco minhas ideias:
http://ideiasdebarbara.blogspot.com

Faça-me uma visitinha!

Mil beijos
Barbara