domingo, 6 de dezembro de 2009

Tim Burton's Ed Wood


Aqueles que acompanham este blog saberão há muito que tenho um certo fascínio por Ed Wood e por Tim Burton. Nada melhor do que juntar os dois e ter o enorme prazer (tantas vezes já repetido) de ver Ed Wood, o filme que conta a história daquele que muitos consideram o pior realizador de sempre do mundo do cinema. Com Tim Burton na direcção e com Johnny Depp encarnando Ed Wood, what could go wrong? Nada, pois claro. O filme é, até hoje, um dos que mais considero da cinematografia do norte-americano. O filme é ainda responsável por ter feito as pazes com Martin Landau (que faz de Bela Lugosi), actor que sempre desconsiderei, talvez devido ao facto de nunca ter gostado de Espaço 1999. Se não estou em erro, Martin Landau ganhou um Oscar de melhor actor secundário fazendo de Lugosi, o famoso actor húngaro que foi trilhando carreira em Hollywood na primeira metade do século XX. Falar de Ed Wood, o filme, é falar de uma obra a preto e branco, de um enredo riquíssimo em diálogos, da história de um homem que tinha visão cinematográfica, mas pouco talento. É um filme onde a agonia e o desespero dos sonhos frustrados se torna difícil de suportar, de tão evidente. E é, finalmente, a história da vida de um homem que não podia viver sem vestir, de vez em quando, roupas de mulher. Soberbo.


* Ed Wood (de 1994), nunca chegou a ter edição portuguesa em dvd.

2 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Tudo de acordo com excepção da parte de não dar crédito ao Espaço 1999.
O meu fascínio em pequena por essa série foi tão grande que ainda hoje um dos meus emails é joaninha_1999....
:D
Via a série religiosamente com o meu pai e até me lembro de ir a correr para casa porque estava a chegar a hora. :)

joaninha versus escaravelho disse...

O coleccionismo de cromos e cadernetas está muito fora de moda. Só se forem cromos da bola! :)
Sempre gostei de coleccionar. Dá-me uma perspectiva de que a felicidade é feita da junção de pequenas coisas.
Um Natal Feliz com OH! OH! OH!
Beijos e abraços natalícios!
(Apesar de não ser crente festejo a época em solidariedade para com as pessoas que me são mais queridas. - isto que escrevi agora faz-me lembrar o que tinha que escrever nos postais de Natal que se enviavam há uns anos atrás. :D )