sábado, 30 de janeiro de 2010

J. D. Salinger

Morreu, há três dias, o autor de The Catcher In The Rye. Escritor criterioso, com uma obra literária curtíssima, foi amado por várias gerações, muito por culpa do livro referido no início destas linhas. Também eu o li, e também eu lhe estou agradecido pela lição que me deu.

* em torno de The Catcher In The Rye há alguns episódios tristemente curiosos: Mark Chapman trazia-o no bolso quando assassinou John Lennon, afirmando que a sua leitura o inspirou na concretização do terrível assassinato. Mais: o homem que tentou assassinar Ronald Reagan (em 1981), afirmou exactamente o mesmo. E, para terminar, a personagem interpretada por Mel Gibson no filme Teoria da Conspiração, tem a obsessão de comprar diariamente o livro de Salinger, acabando por ser apanhado por causa disso. Curiosidades...

3 comentários:

Unknown disse...

I blog your pardon, fiquei curiosa ao ler o seu post sobre o autor e este livro em particular.Vou ler.

Leone Niel disse...

Claro que é possível. Mas sinceramente, está longe de ser um filme... por enquanto prefiro chamar de primeiro exercício de cinema só. Talvez no segundo semestre me aproxime de um filme. Preciso é de ideias histórias.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Tivémos a mesma ideia a propósito do desaparecimento do Salinger. Mais um traço de sintonia. Grande abraço Carlos.