segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plight & Premonition


Julgo ter percebido a principal razão para ninguém ouvir este disco. Para se ouvir e apreciar Plight & Premonition é preciso algo que hoje é apenas previlégio de poucos: disponibilidade de tempo. Entendamo-nos: todos temos tempo, mas nem todos parecem estar convencidos, que através do seu gasto se pode ganhar muitas outras coisas, tão ou mais preciosas do que essa circunstância que nos consome vorazmente. Ouvir esta obra de David Sylvian e Holger Czukay requer tempo, paciência, e o pressuposto típico de quem colhe algo precioso, não tanto em busca de resultados imediatos, mas antes tentando entender silêncios, luminosidades que uma ou outra nota vão acendendo. Isso, nos tempos que correm, é pedir muito. Eu sei. No entanto, custa muito pouco. Custa apenas, e de facto, 34.52 minutos.
O disco foi gravado no estúdio dos CAN, corriam os anos de 86/87. Curiosamente, uma remixagem deste mesmo disco (feita por Sylvian) pode ser encontrada como Bonus Cd em Camphor, coletânea instrumental saída em 2002. Tenho a sorte de ter as duas edições, e mais sorte ainda de as ouvir sempre de forma deliciada, quando quero perder o meu tempo para ganhar um pouco mais de vida.

* o disco é composto por duas únicas faixas: Plight (the spiralling of winter ghosts) e Premonition (giant empty iron vessel).

Sem comentários: