quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

I have a train to catch!

Volto, vezes sem conta, aos meus adorados Kraftwerk! Numa altura em que a Europa não enfrenta um futuro radiante, e desunida como está, sabe bem ouvir Trans Europe Express, essa odisseia sonora que celebra, no significado simbólico do disco, a união da Europa através da junção, por via férrea, de mais de 130 cidades do velho continente. O disco é de março de 1977, e revela, no tempo presente, uma atualidade tanto melódica, quanto política. Quem não conhece o disco (mas haverá alguém?), pode nele encontrar uma obra de inspiração clássica, embora moldada aos sons modernos e revolucionários dos sintetizadores, um trabalho melódico estudado ao milímetro, linhas sonoras minimalistas, uma obra prima do século XX. Para terminar, aqui vos deixo as capas que Trans Europe Express foi tendo até aos dias de hoje. Boa audição!





(a capa original da edição alemã)








(a capa mais popular de Trans Europe Express)








( a capa da versão remasterizada, de 2009,

na qual se inclui a faixa Abzug)



1 comentário:

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

Adoro o Kraftwerk, são verdadeiros gênios da música eletrônica. Sou fã da eletrônica antiga, vintage, não gosto do que fazem hoje, onde todo mundo é DJ e não produz nada.
Vi o Kraftwerk em 1998, na primeira vez que vieram ao Brasil no Free Jazz Festival, qdo trouxeram o Kling Klang na bagagem. Era o palco exclusivo deles. Hoje só levam lap top.