sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Impressões, referências (?)

Serei apenas eu a ver estas referências? As imagens pertencem ao filme Guerra Civil (2010), de Pedro Caldas, que curiosamente nunca estreou em Portugal, devido a questões de direitos de utilização da banda sonora. Eu nunca vi o filme, nem dele teria conhecimento não fosse encontrar um post sobre a obra em questão no blog de Ricardo Gross (Devaneios). A imagem utilizada nesse post levou-me a querer ver outras, e de repente tudo fez sentido na minha cabeça. Talvez só na minha, admito. Mesmo assim, aqui ficam as minhas impressões.



[as personagens Joana (Maria Leite) e Rui (Francisco Bélard), ou Marianne Renoir (sobretudo) e o seu Ferdinand, de Pierrot le Fou.] Repare-se (sobretudo, uma vez mais) na blusa da jovem atriz, e lembremo-nos de certas cenas do filme de Godard.




De novo Joana e Rui, agora fazendo-me pensar em Éric Rohmer, e no filme Pauline à la Plage, com Amanda Langlet (Pauline) e Simon de la Brosse (Sylvain).

Repito o que afirmei nas primeiras linhas deste post: pode tudo isto ser apenas impressão minha, mas de qualquer maneira, adoraria que não fosse. Acho que não vale a pena explicar porquê.

Sem comentários: