terça-feira, 20 de novembro de 2007

The show must go on ( mas parece que termina aqui...)

Subitamente, pousou o livro em cima da mesa. Olhou para mim num misto de espanto e desassossego. Por fim lá atirou:
- Você desculpe-me, amigo Artur, mas o que é isto?! Estou surpreso consigo! Você marca esta reunião, diz que é urgente, que tem um potencial best seller nas mãos, eu desmarco um encontro importante só para o ouvir e você traz-me isto!!!
- Pois, mas não chegou ao fim da história, ainda faltam alguns capítulos e lá mais para o fim...
- Vai-me desculpar- interrompeu-me -, mas não leio mais uma linha. Isto parece uma coisa de doidos, uma espécie de roteiro sem sentido de um filme do Almodovar ou coisa parecida, feito por um qualquer arménio desmiolado. Já reparou que não há unidade nenhuma nos capítulos que li? E que você também leu, segundo me disse... Não acha que tenho razão? Cada um dos seus amigos escreve à sua maneira e depois, é claro, dá esta salganhada sem pés nem cabeça!
- Claro que li, dr. - disse com os olhos um pouco tombados, reparando na alcatifa gasta do escritório.
- Vamos lá ver: você escreve bem, tem vários romances aqui publicados, é um dos nossos melhores escritores, vende como água no verão, e por isso acedi a este encontro, na esperança de que me trouxesse algo que valesse a pena, percebe? Que desilusão!!! O facto de serem seus amigos os autores desta coisa, deve tê-lo deixado cego, sem juízo crítico, percebe?! Isto não tem ponta por onde pegar.
- É a sua opinião e eu respeito. Parece que vim no dia errado. Lamento, lamento tê-lo feito perder o seu tempo - referi, apreciando agora algumas marcas fundas dos pés das cadeiras como pequenos buracos negros na alcatifa.
- Mas diga-me lá, ó Artur... Quem são estes seus amigos, o que fazem, têm alguma experiência de escrita? Já editaram alguma coisa? É que me parecem tão fracos, tão precários no domínio da narrativa... Olhe, se fosse a si dava-lhes um conselho: que tentassem outra via artística, sei lá... Pintar, fazer fotografia, qualquer coisa. Digo-lhe isto porque me referiu ontem ao telefone que todos eles são gente culta e interessada nestas coisas da leitura, das artes, enfim... Que façam um blog e que escrevam nele! Ainda por cima está na moda e talvez assim ganhem algum traquejo, percebe?!
- Percebo. Aliás, já percebi tudo. Talvez me tenha precipitado, peço-lhe desculpa...
- Ok, tudo bem, não se fala mais nisso. É que até o Bimbo da Costa - é assim que eu gosto de me referir ao animal -, meteram nesta embrulhada!!! E o outro também, o tipo das casas das meninas... Como é que se chama o gajo, que agora não me recordo? - disparou, acendendo um cigarro.
- Pronto, dr. Não o aborreço mais. Se não se importa retiro-me agora. Tenho umas voltas para dar e já vão sendo horas de me por a andar.
- Um abraço, então. E olhe, não vá assim tão cabisbaixo que me põe a mim com problemas de consciência. Que diabo, você já me conhece e sabe que comigo as coisas são ditas na hora, sem rodeios.
- Claro, dr. Claro. Não se preocupe. Um resto de bom dia, então. Com licença...
- Vá lá à sua vida e não fique assim. O texto nem é seu, caramba!!!

Virei costas e saí. No elevador, olhei para o espelho e percebi que estava cheio de olheiras. Quem me mandou a mim meter-me numa coisa destas? Os amigos servem para isto mesmo, eu sei. Mas como lhes vou dar agora a notícia? Como? Vão ficar de rastos! Talvez aquilo dos blogs não seja má ideia. Talvez se interessem por isso, quem sabe...



* para quem quiser ler os textos deste desafio, é aqui que tudo começa...

18 comentários:

Anónimo disse...

Talvez....talvez, apenas tenha feito de capítulos desgarrados uma obra completa...e talvez essa história dos blogs não seja assim tão má ideia...até porque, ler coisas destas a esta hora já fez essa ideia valer a pena...há palavras que estragam, não vou dizer mais, apenas uma : Parabéns.



E um beijo de gata.....

Carlos Lopes disse...

Kiss também para ti. Estamos todos de parabéns, parece-me...

Nandu disse...

Estava curioso como seria possível, com o ritmo e contexto que a estória levava, terminar a mesma.
Adorei!
Nada como transformar a estória, no que ela è na sua essência: uma estória!

Adorei e concordo com a Gata: isso dos blogs È coisa para pegar de estaca...

Um abraço

Anónimo disse...

Olhem!Como já tinha dito no B612, vão mas é á TVI que isto ainda é adaptado a novela!
Acho que estão de parabéns! Só pelo facto de descomprimir após um dia de trabalho, já valeu a pena!
E para o próximo, também cá estou!

Beijinhos para elas!
Abraços para eles!

Anónimo disse...

Gostei do seu texto boa onda e uma volta interessante.

Se eu tivesse acabado esta painada a várias mãos and so non sense... acabava assim cof cof han han aqui vai:

Então encerraram os ensaios, certamente a estreia iria correr bem, retratavam pequenos episódios quotidianos, passíveis de acontecerem, mas completamente radicais e no limite. Aplaudiram-se mutuamente e Joana deixou de ser Joana

Anónimo disse...

What? Não vão publicar ???

CL ... liquidaste o sonho da Joana ..!!

Shall we go blogging now ??

Wolf disse...

e o que vale é que o homem, diz que não sabe escrever diálogos... o que fará se soubesse, chiça!

Grande final!

acho que agora, vou, também, ver melhor, essa coisa, a que chamam, blogues? é isso?

Carlos Lopes disse...

the wolf: não me sinto mesmo confortável a escrever diálogos. Essa é a verdade.

red: estes gajos das editoras não percebem nada disto...

ps: o que mais me deu gozo foi a referência alarve ao "Bimbo da Costa" e ao seu parceiro de bigode das noites do norte...

Lourenço Marques? disse...

I blog your pardon????

Esperava tudo, menos um desfecho deste tipo.
Ganda malha!

Parabéns!

Carlos Lopes disse...

Obrigado, lourenço marques. Tens o "nome" da terra onde nasci.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Desculpe lá...

Não gostei deste Final!
Não me parece que a intenção fosse descobrir aqui novos talentos.
Para isso poderíamos todos candidatar-nos a um programa televisivo qualquer e bastava.
Não havia necessidade de passar horas em frente a um ecran, sempre com a expectativa de ler o próximo capitulo, e na espera ir relendo os anteriores com a mesma satisfação que se teve ao ler pela primeira vez.
Não estava há espera de um feed back tão grande e carinhoso de caracteres que se moldam atràs de uma pessoa desconhecida, mas que está lá para nós e nós para elas.
Por isso, caro amigo, e não me leve a mal tratá-lo assim, eu não posso dizer que gostei deste final.
EU TENHO MESMO QUE DIZER QUE ADOREI O SEU E TODOS OS OUTROS POSTS mas, o que eu mais apreciei no meio disto tudo, foi mesmo o tempo que passei com vocês mesmo que à distância!
Um beijinho para todos

Unknown disse...

(tire-me aquele h..por favor! é que eu já nem vejo direito..lol)
ôto beijinho

Cati disse...

Eu já sabia que um final escrito por si, ia ser uma delícia... mas que bela ideia!!! Uau!
Só é pena não ter sido aceite pela editora... mas pronto, aproxima-se mais da realidade, o que é muito positivo numa história que dela fugiu tantas vezes!!!

Way to go teacher!!!
PARABÉNS Carlos - grande final.

PARABÉNS a todos... por tanta interactividade...

Um imenso beijo para todos... porque vou andar ausente...

Forget me not!

S. disse...

Muito bem escrito! Grande final! Adorei a forma como acabou a história... Espero que haja outro desafio do género em breve. Não quero participar, porque não gosto de estragar, mas adoro ler-vos!

Carlos Lopes disse...

Obrigado, mónica. Não posso tirar o "h", mas podemos todos imaginar que ele não existe. Mas apanhei um susto com o teu post... Só no fim se abriu um sorriso em mim...

A menina cati vai andar longe de nós? Snif, snif, please come back soon, ok?

E Sofia, vamos lá escrever mais coisas, deste género ou de outro. Quem é o próximo a propor novo challenge?

Dani disse...

Carlinhos... sorry não vir cá mais cedo!!!

Deste bem a volta à coisa! Realmente... Também não se esperava menos de ti!!!

Beijinho grande!

Carlos Lopes disse...

Ah, obrigado daniela! You're wellcome, uma vez mais.