sexta-feira, 6 de junho de 2008

Despedida

Hoje despedi-me dos alunos das minhas três turmas de 9º ano. O percurso que fiz com eles desde o 7º ano de escolaridade terminou com as aflições do costume. Há quem chore, há quem chore muitíssimo, há quem consiga mostrar que não chora, porque consegue o milagre de chorar para dentro. Hoje foi um dia de emoções vulcânicas...
O texto que se segue foi escrito pelos meus alunos do 9ºC. Reproduzo-o aqui, porque me orgulho deles e porque eles sempre tiveram orgulho no professor de Português. É, portanto, com uma ponta de vaidade que não consigo disfarçar, que utilizo este post para lhes agradecer mais uma vez. Todos eles fizeram de mim um melhor professor. Tenho isso como absolutamente certo. E, neste tempo em que os professores lutam pela dignidade daquilo que mais gostam de fazer, publico aqui a carta de despedida que me obrigaram a ler perante uma emoção muito sentida, como forma de mostrar que os professores têm orgulho no que fazem e que não precisam do apoio de quem os devia apoiar e não o faz. Não precisamos deles. Apenas precisamos dos nossos alunos.


Prof. Carlos Lopes:

Em poucas palavras não o conseguiríamos descrever, apenas diríamos parte de si. Sabemos que o professor não gosta de despedidas, mas não podíamos deixar de lhe escrever qualquer coisinha. Depois destes três anos a aturar-nos, só temos de lhe agradecer por tudo o que fez por nós e para nós. Consigo fizemos poesia, consigo fizemos um livro, consigo aprendemos a gostar de Português, consigo tornámo-nos excelentes escritores, consigo aprendemos a viver cada dia como se fosse o último. Surgiram sempre mais e melhores inovações, novas actividades que nos motivavam. Umas pareciam impossíveis, MAS NÃO FOI POR ISSO QUE NÃO CONSEGUIMOS. Aprendemos e crescemos tanto! Não foi um período, não foi um ano, FORAM TRÊS ANOS!. Sempre juntos. Aturou-nos talvez na pior fase das nossas vidas, a adolescência. Não é fácil aturar umas "pestinhas" como nós e nós sabemos isso. Mas conseguiu cativar-nos de uma maneira especial como nenhum outro professor o fez. É impossível não termos por si a maior admiração e consideração. O professor é e vai ser sempre muito importante para nós. Quando todos falavam mal de nós, o professor sabia que nós éramos muito mais do que aquilo que os outros professores diziam, muito melhores, porque consegue ver o nosso "outro lado". O professor é tão diferente da ideia que temos de "professor"!
Aprendemos muito, mas não aprendemos somente português. Aprendemos a ver certas coisas de uma outra perspectiva, aprendemos lições de vida, aprendemos tudo e mais alguma coisa que contarão muito para a nossa formação como pessoas. Temos de lhe agradecer por isto. É tão difícil mostrar que tudo isto não é uma prenda, nem meras palavras, mas sim um sentimento de gratidão. Como alguém dizia, um obrigado pode ser muito pouco, mas também pode ser TUDO! É sentir que o professor não é apenas professor, mas também um amigo que ganhámos. É ter uma relação muito próxima, ao ponto do professor conhecer bem cada um de nós, saber o que valemos, aconteça o que acontecer.
Vai deixar saudades, esperemos que saiba isso. Gostamos muito de si, tanto como professor como como pessoa, mas especialmente como " O PROFESSOR DE PORTUGUÊS QUE NOS MARCOU". Nunca nos iremos esquecer. Isto é tudo muito difícil de escrever, porque é... O QUE ESTÁ CÁ DENTRO e é tão difícil explicar... tudo o que sentimos por si. Pense apenas em todos os sentimentos bons que existem e vai perceber o que está "por detrás deste texto".

* as lágrimas que consegui evitar no momento em que li esta carta perante os meus alunos, apareceram agora, ao redigir este post...

** O I Blog Your Pardon faz um ano dia doze deste mês. Para saber como participar na festa carregue aqui.

4 comentários:

Cati disse...

Os homens que choram são homens melhores. Parabéns Carlos: pelos excelentes alunos que tiveste; pela marca que deixaste neles; por teres a oportunidade de ser, verdadeiramente, professor.

A mim também surgiram lágrimas ao ler este post. Lágrimas de saudades de quando fui professora a sério e tive alunos que me marcaram assim.

De saudades de uma carreira que começou arduamente e que foi interrompida porque nasci tarde demais... num país onde já não precisam de professores.

Digamos que são lágrimas de uma invejazinha mal disfarçada... mas de sincera saudade daquilo que eu gostei tanto de fazer e me foi vedado.

Mais uma vez, parabéns amigo Carlos. Assim vale a pena ser professor e tu mereces!

Um beijinho da colega ;)
(se é que ainda me posso considerar como tal!)

Artur Guilherme Carvalho disse...

Não há melhor prémio para um homem do que o reconhecimento pelo seu trabalho da parte daqueles que de mais perto com ele colaboram. Se eles o dizem, eu acredito. Aproveito para acrescentar que podias dar saltos muito maiores mas, haverá lá coisa mais importante do que ensinar as novas gerações?? Julgo que não. À tua nobre tarefa que tão bem desempenhas, o meu obrigado em nome da comunidade a que pertenço. Em nome das letras e da Poesia... VAI MAS É TRABALHAR OH!!!!
gANDABRAÇO AMIGO
ARTUR

Raimundo_Lulio disse...

São estes momentos que tornam a nossa profissão maravilhosa.
Afinal, por muito que isto custe à sinistra, vale a pena ser professor.

Jorge A. Roque disse...

Belo texto. É mesmo o melhor que levamos da nossa profissão.

gd abraço