sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brasil

Quando João Gilberto gravou Brasil (1981) eu tinha 13 ou 14 anos. Comprei-o por ser fanático por Caetano Veloso, como sou ainda hoje. Na verdade, o que eu comprei naquela altura nada mais era do que uma obra perfeita. Não uso a expressão em vão: é mesmo um disco perfeito, porque é impossível haver coisa melhor do que aquelas 6 canções. As razões que explicam tanta qualidade juntas são fáceis de perceber. A João Gilberto e Caetano Veloso juntaram-se Gilberto Gil, e Maria Bethânia, esta numa participação mais restrita, mas especialíssima. Como acontece com todos os discos verdadeiramente superlativos, é mais inteligente ouví-lo do que escrever sobre ele. Por isso, ocupo apenas mais umas breves linhas para me referir a Brasil como sendo um disco que revela ainda hoje um vigor e uma delicadeza capazes sempre de me pasmar. Ouvindo-o, nada será como dantes. Tudo muda, principalmente o ouvinte.

* dificílimo de encontrar em cd, o melhor é optar por João Gilberto - Amoroso / Brasil (cd da Warner Archives)

2 comentários:

fado alexandrino. disse...

Fui buscar aqui
http://www.4shared.com/file/MJG2B46-/Caetano_Veloso_1981_-_Brasil_-.html

depois da bola vou ouvir.

Carlos Lopes disse...

Caro amigo, não tenho a menor dúvida que vai ficar "flabbergasted" com o disco.