quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eu nunca fui à Bahia


Conheço a Bahia sem nunca lá ter ido. Conheço-a pelo muito que li (romances, poemas, textos de conteúdo histórico, letras de canções, peças de teatro, receitas de culinária...) e pela arte pictórica tão típica da região, por filmes que fui vendo ao longo dos anos, e certamente também pelo imaginário que cimentei depois de tantas e tão variadas experiências implícitas no que escrevi nas linhas iniciais deste pequeno texto. Daí que hoje me tenha lembrado dos célebres versos da canção Você Já Foi à Bahia?, de Dorival Caymmi:

"Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!"

Mas a verdade é que nunca fui à Bahia, e por isso não a conheço, conhecendo-a apenas à minha maneira. Nessa mesma canção de Dorival, há ainda outros versos que conheci primeiro do que os da referida canção, porque roubados por Caetano Veloso para a letra da sua conhecidíssima Terra, embora não cantando o último verso do excerto original:

Nas sacadas dos sobrados
Da velha São Salvador
Há lembranças de donzelas,
Do tempo do Imperador.
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito,
Que nenhuma terra tem!

Não sei se a vida alguma vez me levará à Bahia, mas se isso acontecer, essa primeira vez soará um pouco a repetida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Querido Carlos,

Gostando muito de estar aqui.
Sou da terra de Caymmi,Caetano,Jorje Amado...
Seja bem-vindo à Bahia!