sábado, 7 de julho de 2012

Especial Kraftwerk, ou como ser robot, humanisticamente falando (IV)

Ainda, e sempre, os Kraftwerk! Depois de três postagens relativas a três discos do grupo de Dusseldorf, refiro-me agora a livros que documentam o percurso, a carreira, o impacto que a minha banda alemã preferida teve na música moderna dos séculos XX e XXI. Infelizmente, e por muito que se procure, não há nenhum livro sobre o grupo traduzido em português, como também não há nenhuma obra escrita originalmente na nossa língua. Assim sendo, há que procurar em outras línguas, e como o alemão não é linguagem que conheça para a poder ler e compreender, fico-me pelos livros em inglês, e os que aqui revelo são ambos muito interessantes e diferentes entre si. 

Comecemos então por Kraftwerk: Man, Machine and Music, de Pascal Bussy. Tenho a terceira edição, publicada pela SAF Publishing (2006), e posso garantir-vos que se lê com enorme satisfação. Muito meticuloso no que diz, Pascal Bussy é um jornalista musical e fã absoluto da obra dos Kraftwerk. Para quem nada sabe sobre estes alemães, ou mesmo para quem não seja novato no assunto, Kraftwerk: Man, Machine and Music é uma obra de leitura obrigatória, e um complemento muito interessante para se saber um pouco mais sobre os criadores de Autobahn. Nos sites de referência de compra de livros e outros produtos culturais, o livro pode ser encontrado a muito bom preço. Boas leituras!


Kraftwerk: Man, Machine and Music, de Pascal Bussy

O segundo livro que sugiro é Kraftwerk: I was a Robot, de Wolfgang Flur. Editado pela Sanctuary, este livro tem a particularidade de ser escrito por um ex-integrante da banda alemã, presente em discos como Autobahn, Radioaktivitat, Trans-Europa Express, Die Mensch-Maschine, Computerwelt e Electric Café. O livro revela um olhar diferente sobre a banda, visto por dentro, e por isso complementar em relação à obra primeiramente sugerida neste post. A edição que possuo - a segunda, de 2003 - pode igualmente ser encontrada à venda nos habituais lugares online, e a bom preço também.


Kraftwerk: I Was a Robot, de Wolfgang Flur

1 comentário:

Hofmann disse...

Olá... O livro de PAscal encontrei não sei onde em formato de Ebook. Na época estava muito ml formatado e tal, então eu formatei e inserir algumas imagens do grupo. Se interessar está nesse link!

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fdl.dropbox.com%2Fu%2F46240689%2FTempor%25C3%25A1rios%2FLivro%2520sobre%2520o%2520Kraftwerk.doc&h=jAQFjBYm4