quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Branca de Neve revisitada


Branca de Neve terá sido, provavelmente, o primeiro amor de papel de muita gente. Teria de voltar aos meus primeiros anos para confirmar se assim aconteceu comigo também. Mas uma coisa é certa, ainda hoje olho para essa personagem com olhos miúdos, de criança embevecida perante tão bonita figura: elegante, etérea, celestial.
Annie Leibovitz é a autora desta imagem. A Branca de Neve é Rachel Weisz - de About a Boy, filme baseado no romance de Nick Hornby, lembram-se? -, que aqui encarna fulgurantemente a candura essencial da personagem, inundada por raios de sol que apenas existem para a iluminar ainda mais. Segundo consta, os animais não são reais. Apenas os coelhos têm vida própria. No entanto, o que interessa é a mistura entre o humano e o transcendente que esta imagem encerra. Branca de Neve em carne e osso, mas também genuína e nívea como boneco animado de sempre. Esta é uma imagem que subverte o tempo e o modo, tornado-se encontro com o passado e assunção dos tempos presentes. Pura e sensual.
Nunca esteve tão bela e fugaz, digo eu como criança que fui. Nunca esteve tão próxima e luxuriante, digo eu com a idade que tenho.


* esta imagem foi retirada do site http://sound--vision.blogspot.com/

2 comentários:

Dani disse...

Fantástica. Tanto a imagem como a tua visão dela.

Carlos Lopes disse...

Obrigado, daniela. O mérito é todo da imagem. Eu fui apenas um parasita...